In Diário de um intercâmbio, Dicas, Dicas de Londres, Imigração/Visto

Viajem de trem na Europa. | EUROSTAR – Londres para Paris.

No mês passado, fiz minha primeira viagem de trem pela EUROSTAR,  partindo de Londres com destino a Paris. A viagem durou cerca de 2 horas e 20 minutos, saindo da estação St. Pancras com destino a estação Gare du Nord. E eu vou contar aqui como tudo funciona! Lembrando que: tem tudo isso filmado no vídeo do post, então não deixa de assistir para ver como é realmente!!

Se você chegou aqui agora e não sabe nada sobre mim, me chamo Larissa Lopes e estou em Londres fazendo um intercâmbio. ♥

Como eu falei aqui à cima, o trem sai de Londres na estação St. Pancras, para chegar ate lá você pode pegar um metro até a Kings Cross ( a estação do Harry Potter <3 ) e quando descer é só ir seguindo as placas indicando onde é a St. Pancras.

Por que viajar de trem e não de avião ?

Um vôo Londres x Paris leva cerca de 1h:20, e a viagem de trem dura 2h:20 minutos. O preço das passagens não variam muito, as vezes você até consegue achar passagens de avião um pouco mais baratas que as de trem, mas não é uma diferença brusca. Conforme eu pesquisava as passagens para a viagem eu achei ambas por um preço muito parecido, que foi: £ 58 ida e volta. Porém, não fui em alta temporada, pesquisando agora (que estamos em alta temporada) achei um pouquinho mais caras.

 Até ai parece ser melhor viajar de avião, né? Mas se você for pensar direitinho em tudo, vai ver que não. Primeiro você tem que chegar pro check-in no aeroporto com 2 horas de antecedência, enquanto na estação de trem é só 45 minutos. Vai precisar despachar as malas (se não for de mão), e vale lembrar que aqui você paga uma taxa extra para despachar malas, enquanto no trem você leva junto com você e não paga nada. O aeroporto é muito mais distante do centro da cidade de Londres, então seu tempo de viagem até lá provavelmente também vai ser muito maior do que pegar um metrô para St Pancras. No total você vai gastar muito mais tempo viajando de avião.

 Passagens: 

O segredo é comprar com antecedência. A Eurostar disponibiliza as passagens para compra por volta de 120 dias antes da viagem. Conforme as passagens vão sendo compradas, o preço vai aumentando. Programei no site deles a compra de passagens de ida para 1 adulto, para daqui à 1 mês. Olha as diferenças dos preços:

 

screen-shot-2017-07-07-at-18-22-49

 

As passagens são dividas em 3 classes: Standard, Standard Premier e Business Premier. A primeira mais barata, a segunda mais cara e a terceira mais cara ainda.

Na Standard, você não tem nenhuma refeição ou serviço de bordo incluso, porém, você tem livre acesso ao vagão onde tem uma Cafeteria, e é claro, você pode levar seu próprio lanche também.

Na Standard Premier, você tem assentos mais espaçosos e confortáveis e uma refeição “leve” com bebidas servidas no seu assento. 

Na Business Premier, você tem direito à um check-in mais rápido, de 10 minutos, o check-in normal leva cerca de 30 minutos. Ingressos flexíveis, com trocas e reembolsos gratuitos. Acesso aos salões exclusivos Business Premier. Refeições projetadas para a hora do dia.

Essas informações foram tiradas diretamente do site da Eurostar, você pode conferir clicando -> aqui <- se quiser saber mais sobre cada classe.

Check-in:

Eles sugerem que você chegue 45 minutos antes, ou em feriados e dias muito cheios, cerca de 60 minutos. Chegando à estação, você pode utilizar seus ingressos impressos ou utilizar no seu celular mesmo, desde que o código de barras esteja visível. Se o seu celular for o iPhone você pode baixar direto para o aplicativo “Wallet”, como eu fiz:

Você vai passar o código do seu bilhete na leitora e a catraca irá abrir, em seguida você passará pelo raio-X, e pela cabine de imigração. As malas vão junto com você, na entrada do trem você vai achar um compartimento para deixa-làs, ou se forem pequenas, podem ser colocadas em cima do seu assento.

 

Imigração:

Você recebe seu carimbo de entrada para Paris ainda em Londres, e a mesma coisa na volta, você recebe ainda em Paris. Comigo foi bem tranquilo, só pediram meu passaporte, olharam e carimbaram.

Já quando eu voltei para Londres, na imigração ainda lá em Paris, me fizeram algumas perguntas e pediram para ver a carta do meu curso. A funcionária me avisou inclusive, que o meu visto de entrada no Reino Unido é totalmente cancelado quando eu saio. Na hora de entrar novamente ele não me garante nada, ou seja: se você está por aqui estudando, não deixe de levar todos os seus documentos direitinho porque você vai precisar de um novo visto quando entrar novamente em Londres (isso só para quem está fazendo um curso de menos de 6 meses).

Depois de passar pela cabine de imigração, você pode aguardar na sala de espera, 15 minutos antes do horário de partida é aberto o embarque para o tem e você já pode ir subindo e se ajeitando no seu lugarzinho. Eu viajei de Standard, achei super tranquila a viagem, muita gente diz que o espaço é meio apertado, e vou te falar que realmente é, mas não é nada demais que atrapalhe, sabe? Achei super tranquilo.

E é isso. Eu particularmente adorei a experiência e a facilidade de viajar de trem. Tem vlog da minha viagem inteira no meu canal, vem assistir como foi e pegar as dicas: https://www.youtube.com/channel/UCgCAoH5Ykasa2c28LXtPUmw

 

Clique nas redes sociais abaixo para me acompanhar por lá também:

 002
002-2

Share Tweet Pin It +1
Previous PostO que conhecer em Londres - Gabriel's Wharf.
Next PostDica de programação para um dia em Paris | Museu do Louvre + Jardim das Tulherias + Torre Eiffel

2 Comments

  1. Andresa Teixeira
    2 meses ago

    Olá, Larissa.
    Tudo bem?

    Estou indo em março de 2018 para Londres para fazer um intercâmbio de 1 mês e estou querendo fazer essa viagem de trem à Paris.
    Quanto tempo você ficou lá?
    Estou pensando em ir num dia e voltar no outro, mas você acha que dá pra fazer um bate-volta tranquilo?
    Ver os principais pontos turísticos e voltar no mesmo dia?
    Fico insegura quanto esta opção por causa do fuso horário né? Uma hora a mais em Paris.

    Se puder me ajudar, agradeço. 🙂

    Reply
    1. Lari
      2 meses ago

      Olá Andressa, tudo bem?? Obrigada pela mensagem!

      Eu fiquei 3 dias em Paris. Dediquei 2 dias para conhecer os principais pontos turísticos por lá e no terceiro dia fui para Versailles (1h de trem de Paris).
      Você consegue sim conhecer os principais pontos em um dia ( ex: Louvre, Torre, Arco do Triunfo, Notre Dame e Av. Champs-Élysées), porém, provavelmente você não vai conseguir conhecer tudo por dentro, pois gasta bastante tempo. Você pode selecionar os pontos que prefere entrar, e não passar muito tempo lá, ir bem rapidinho!

      Se programe para pegar o primeiro trem do dia partindo de Londres ( quanto antes você comprar, mais chance de achar passagem mais barata e vaga no dia e horário da sua preferencia ), para chegar lá bem cedo, e quanto ao fuso horário, você vai “perder” uma hora na ida, mas vai ganhar uma hora na volta. Sendo assim, você não chega tão tarde em Londres ( se sair de Paris às 23h, você chega 00:00h).

      Se você puder passar uma noite lá, seria menos cansativo e você conseguiria conhecer mais coisas. Porém, se essa é a opção mais viável para você, não se preocupe.. vai ser um dia cansativo mas vai dar sim para conhecer os principais pontos turísticos em um dia. Muita gente faz isso! O importante é planejar um roteiro, para ver por onde é melhor começar e terminar, para não perder tempo. No meu canal no Youtube tenho alguns vlogs da viagem, em todos esses pontos, pode ser útil para te ajudar a programar, só clicar aqui que vai abrir em uma nova janela: VLOGS PARIS

      Espero que tenha ajudado, não hesite em perguntar mais se precisar, vai ser um prazer ajudar!!
      Tenha uma viagem linda e uma experiência incrível com seu intercâmbio!!

      Um beijo, Lari!! ♥

      Reply

Leave a Reply