In Diário de um intercâmbio, O que precisa saber antes de fechar seu Intercâmbio.

O que você precisa saber antes de fechar seu Intercâmbio.

img_1494

 

Esse é o primeiro post do Diario de um Intercâmbio, onde vou contar tudo pra vocês sobre essa experiência, sobre cada fase, como se fosse realmente um diário. <3

Então vamos lá pra onde tudo começa..

 

PESQUISAS.

1)Qual lugar que você deseja ir/ O que você quer fazer?  Um curso de inglês geral ou um curso voltado pra moda, teatro, ou pra alguma outra área específica ? Quer estudar e trabalhar ou só estudar? Essas são algumas coisas que você tem que levar em consideração antes de escolher o lugar.

Vá em feiras de intercâmbio, lá você descobre várias coisas que talvez nunca tivesse passado pela sua cabeça antes, procure na internet pra saber quando vai ser a próxima na sua cidade.

Pesquise sobre os lugares que você tem mais vontade de ir.

Pesquise depoimentos de quem já esteve por lá fazendo um intercâmbio, se você conhece alguem que já foi pra lá converse com essa pessoa. Analise os prós e contras como por exemplo o clima (se você não suporta frio não vai ser agradável fazer seu intercâmbio em um lugar muito frio, se não gosta de praia não vai ser legal ir pra um lugar que a praia seja a principal coisa a se fazer e por ai vai). Depois que tiver certeza do lugar que deseja ir, busque toda informação possível, principalmente em relação as leis, costumes e hábitos, pois isso tudo vai fazer parte do seu dia a dia. É muito importante buscar essas informações, isso vai afetar diretamente a sua vida lá. Um exemplo bem simples: aqui no Brasil não tem nenhuma lei que proiba andar com bebiba alcoolica na rua, já nos EUA isso é proibido. Há varias regras e leis que não estamos acostumados aqui, por isso pesquise as regras locais antes de ir e evite problemas. Caso você feche com alguma agência, não deixe de perguntar tudo que você precisa saber sobre o País.

Meu caso: Decidi ir pra Londres, fazer um curso de inglês geral e depois um curso preparatorio pro IELTS.

 

2) Fechar com agências de Intercâmbio ou Fechar tudo por conta própria? : Você precisa decidir se prefere fechar tudo (ou alguma parte, ex: o curso) com agências ou sozinho. A minha opinião é: feche com alguma agência. As agências de Intercâmbio reunem tudo em um só lugar ( alojamento, passagens, o curso, seguros viagem etc.. ), o que acaba sendo mais fácil do que procurar tudo separadamente. Mas o principal motivo de sugerir que você feche com um agência é a segurança. Antes de visitar as agências eu já tinha pesquisado na internet sobre os cursos existentes em Londres e muitos possuem a opção de fazer um orçamento online, quando cheguei na agência já tinha mais ou menos uma noção de preço e acabei fechando um curso que eu já tinha feito esse orçamento antes, e a taxa que a agência cobrou foi de 71,11 libras (aproximadamente R$300), essa taxa depende muito do curso, do tempo etc, então é muito individual, mas o que eu quero dizer é que é uma taxa super válida levando em conta o fato de que você vai ter alguém ali pra recorrer e poder cobrar se algo der errado. Infelizmente existem muitos casos de pessoas que fecham o curso sozinhas e quando chegam lá o curso faliu, fechou ou deu algum outro problema, e isso não só no curso mas também no alojamento.

A agência te confere uma segurança e um amparo que na minha opinião são indispensáveis, afinal você vai estar do outro lado do mundo onde não conhece ninguém, se algo der errado é só você contatar sua agência que eles vão te dar todo suporte necessário e resolver pra você.

Meu caso: Decidi fechar o curso e o seguro viagem com a agência. A passagem e a hospedagem eu fiz por conta propria.

 

3)Seguro Viagem: Você provavelmente vai precisar fazer um seguro viagem. Tem Países em que é obrigatório ter pra poder entrar. Mas mesmo que você vá para um País que não tenha essa obrigatoriedade na imigração, é super importante ter esse seguro. O meu curso de inglês por exemplo, exige que tenha o seguro para se matricular lá. Existem diferentes planos pra o seguro viagem, podendo cobrir despesas medicas, odontológicas e até jurídicas. A agência é a melhor opção para te apresentar todos os planos disponíveis.

 

4)Ajuste seus desejos ao que você pode pagar: Antes de pesquisar uma agência saiba quanto em média você vai poder desembolsar para fazer o seu intercâmbio.

 

5)Procure uma agência:  E procure bem. Não feche com a primeira que você visitar, mesmo que você goste muito, não custa nada pesquisar mais um pouco antes.

Pesquise todas as agências de intercâmbio que tem pela sua cidade, selecione algumas e separe um dia para visita-lás. Já tendo em mente quanto em média você pode investir, explique suas expectativas e objetivos para a agência, eles vão poder te explicar melhor se é possível alcançar seus objetivos e expectativas, qual será o melhor programa pra você, a duração etc.. Ah, e tem os alojamentos estudantis e/ou casas de família, que a agência também pode fechar pra você e te mostrar as opções mais adequadas ao seu caso.

Meu caso: Eu fechei o curso com a agência Ci. Fechei o lugar pra ficar e a passagem por conta própria, porém, só indico fechar uma residência sozinha se você já conhece o lugar, ou se tiver tempo e disposição para caçar um cantinho quando chegar. Eu aluguei um lugar temporário, para os 15 primeiros dias, e depois de chegar comecei a procurar lugares para alugar ( e não é nada fácil, exige muitooo tempo. )  

 

6)Depois de decidir a agência: Depois de decidir qual agência vem a parte mais burocrática, onde você vai ter que fazer seu passaporte se ainda não tiver, dar entrada no seu visto (dependendo de qual país e do tempo que você for ficar), separar vários documentos e tomar todas as precauções para passar “de boas” na imigração, e é sempre melhor ir preparada, leve o máximo de documentos possíveis pra ficar bem tranquila.

 

 

Conforme tudo for acontecendo vou dividindo com vocês aqui e pelas minhas redes sociais. Não deixa de me seguir no Instagram pra acompanhar tudo em tempo real, vou mostrar sempre várias coisas sobre Londres.

 

Um beijo,

Lari Lopes.

Share Tweet Pin It +1
Previous PostDiário de um intercâmbio. Nova categoria no blog!!
Next PostMeu primeiro dia de aula - Intercâmbio em Londres.

No Comments

Leave a Reply