In Curso de inglês, Diário de um intercâmbio

Meu primeiro dia de aula – Intercâmbio em Londres.

Processed with VSCO with a5 preset

Finalmenteeee!! Chegou o primeiro dia de aula. Eu estava super ansiosa pra esse dia chegar logo. Queria muito saber como era a aula, o curso, os professores e principalmente o caminho que eu ia fazer ate lá, rs.

O primeiro dia sempre da um nervoso, independente de qual país ou curso você estiver fazendo. A gente fica apreensivo por exemplo com chegar na hora certa e também em saber exatamente o que levar, afinal a gente não sabe como funciona nada.  O que me deu mais “medo” aqui em Londres foi ter que pegar transporte publico sozinha, afinal eu ainda não sei me comunicar tão bem, também não sei andar em nada por aqui e o metro é inicialmente muito confuso.

Mas deu tudo super certo, amém hahaha. Graças ao melhor aplicativo da vida que não deixa você se perder, vou falar dele mais detalhadamente em outro post.

A melhor coisa a se fazer, sem duvidas, é chegar no País pelo menos alguns dias antes das suas aulas começarem, pra que você possa ter um tempo pra ir se habituando ao lugar, e poder ir até o local do seu curso com calma, assim, no primeiro dia de aula você já vai estar bem mais tranquilo e confiante. Não esquece de comprar o material, você vai precisar de caderno, lapis, borracha, caneta.. essas coisinhas básicas!

 

As aulas começam toda segunda, e isso significa que a cada segunda feira pode entrar alguém novo na sua turma, funciona assim em grande parte dos cursos de inglês. Saiba que na sua sala de aula, nem todos vão ter o mesmo nível de inglês que você, e isso é normal afinal é quase impossível saber exatamente qual o nível de inglês de cada pessoa e separa-lás pelo mesmo, são muitas pessoas de vários países diferentes. Mas se achar a sua classe muiiiito avançada ou muito atrasada pra você, basta solicitar na secretaria uma mudança para um nível superior ou inferior. Alguns cursos tem mais níveis do que outros, mas basicamente os níveis são: Iniciante, Intermediário e Avançado. E pra saber qual é o seu nível, você faz uma “prova” (você só tem que responder algumas questões, não vale ponto nem nada ta, gente? hahah) e uma entrevista, e através disso eles avaliam qual seria o nível mais adequado pra você.

Mas bora lá pro meu primeiro dia..

O curso que eu estou fazendo é o sprachcaffe, quando cheguei fui direto na secretaria, eu tinha ligado pro curso na semana anterior e eles me informaram que era pra chegar 30 minutos antes do horário da aula começar. Lá fui super bem recepcionada, expliquei que era meu primeiro dia de aula e eles me pediram meu passaporte ( que por acaso eu tinha esquecido de levar, levei só a identidade – que não vale de nada aqui, tem que andar all the time com o passaporte- então já anota aí pra não fazer igual: não esquecer o passaporte no primeiro dia!! ). Depois me deram um formulário pra preencher com informações do endereço que eu estou, e-mail, telefone de contato da minha mãe no Brasil, coisas do tipo.. depois eles me encaminharam para uma salinha onde eu faria uma espécie de entrevista. O teste de nivelamento aqui no meu curso não é presencial, ele é feito online.  Me mandaram por e-mail alguns dias depois de ter efetuado minha matrícula, então quando cheguei aqui só fiz a entrevista mesmo. Esse tipo de coisa varia muito, você tem que se informar pra saber melhor como funciona no seu curso.

Depois da entrevista, eles me disseram em qual nível de fato eu fui avaliada, que por acaso foi o mesmo que já tinha dado no meu teste online mesmo.

Voltei na secretaria e recebi alguns folhetos com várias informações sobre o curso e horários da aula. Ah, e paguei 30 libras pelo livro.

O legal é que se você cuidar bem e não rasurar, pode devolve-lo e pegar seu dinheiro de volta no final do curso.

Então, esperei mais alguns minutinhos e por fim começou.

Hoje, tinha eu e mais uma pessoa entrando nessa turma, e as outras eu não faço ideia à quanto tempo estão, não da pra saber né haha, tem gente que entra pra fazer 3 semanas de curso, outras entram pra fazer 1 mês, 2, e por aí vai.. e a classe que elas ficarão depende do nível, como eu expliquei ali em cima. Aqui não funciona como nos cursos de inglês no Brasil, onde é uma turma fechada que todos começam e terminam juntos, afinal são muitas pessoas de diferentes lugares, com diferentes interesses, não tem como montar uma classe pra cada, entende? É separado por nível mesmo. As lições são novas a cada dia, e cada dia é um professor diferente.

Quando já estavam todos na sala e a aula pronta pra começar, o professor anunciou que tinha 2 pessoas novas na classe e perguntou nosso nome, idade, lugar de onde viemos, essas coisinhas (:

A galera lá da sala foi bem receptiva e assim né gente, ta todo mundo ali na mesma que você, em um país diferente tentando aprender uma língua diferente. É muito bacana trocar experiências, conhecer um pouco de cada cultura ( porque tem gente de tudo que é lugar do mundo ) e principalmente tentar se comunicar em inglês hahah, ali ta todo mundo aprendendo, então as vezes é muito engraçado a comunicação, as palavras faltam e a gente saca o famoso google tradutor pra ver como fala em inglês.

Enfim, isso aqui é de fato uma experiência incrível que vale SUPER a pena!! Não vejo a hora de estar falando inglês super bem, e vale lembrar que isso também depende muito mais de você do que do curso. Se esforce, sempre! Estude quando chegar em casa, pesquise sobre o que você tem mais dificuldade e pergunte ao professor sempre que tiver duvida, nada de vergonha, ok ? Você está ali como todos: pra aprender!! Se divirta muito no seu intercâmbio e conheça tudo que você puder do País, mas não esqueça de levar os estudos a sério.

So, this is it.. hahaha, então é isso!! Esse foi meu primeiro dia de aula.

 

Um beijãoooo,

Lari!!!

Share Tweet Pin It +1
Previous PostO que você precisa saber antes de fechar seu Intercâmbio.
Next PostIntercâmbio: Como tirar um visto de estudante de até 6 meses Londres / Reino Unido | Documentos necessários.

No Comments

Leave a Reply